#põebelezanamesa

::põe.beleza.na.mesa<<

••pão de linhaça de liquidificador sem glúten••

Foto 09-08-15 00 25 39

como vai bem um pãozinho, né?! qualquer horário. mas o pão francês nosso de cada dia, tadinho,.. primeiro que de francês não tem mais nada :/ é caloria vazia. não tem valor nutricional. não acrescenta nada de bom ao seu corpo 😐 . e não se engane ao comprar pães que se dizem integrais. repare na embalagem os ingredientes! o primeiro item é o que tem maior quantidade no pão. logo, se tiver escrito ” Farinha Integral”, açúcar mascavo, semente de girassol,.. (por exemplo), ou seja, é uma ordem hierárquica dos ingredientes e quantidade. na maioria das vezes o pão está mascarado de integral, mas quando olhamos os “ingredientes”, está lá, farinha de trigo enriquecida com ácido fólico.. .. .. esqueça! não é integral!

mas além de nos preocuparmos em consumir produtos integrais, que garantem fibras para melhorar nossa digestão (a gente é o que a gente digere!) e contribuir “atrapalhando” na absorção de açúcares, a maioria dos alimentos que consumimos diariamente, contém glúten, e convém que a gente comece a fazer algumas substituições evitando-o, pois, embora seja uma proteína do trigo, interfere demais no nosso intestino e receptores nervosos ali, além de interferir na absorção de nutrientes.

que tudo que você consuma, lhe seja benéfico. não se engane com o prazer rápido que as calorias vazias lhe proporcionam. isso afeta negativamente seu corpo e cérebro agora e principalmente depois.

então vamos lá. uma receita nutritiva como opção de substituição!

*é minha primeira receita autoral de pão de liquidificador sem glúten! ;D

você precisará providenciar:

liquidificador ( 🙂 )

fôrma pequena de pão

papel manteiga

um processador pequeno (uso um bem simples, que veio junto com um mixer. não é tão caro e vale muito o investimento para diversas coisas na cozinha)

um pão duro (a massa fica pegajosa no liquidificador e esse instrumento garante você raspar bem as laterais do copo e transferir à fôrma)

Ana Flavia Barreto pão de liquidificador sem gluten 03

e os seguintes ingredientes:

>> 1/3 de xíc de óleo de coco

>> 4 col de sopa (cheias) de semente de linhaça + 3/4 de xíc de água (para processar com as sementes)

>> 1/2 xíc de iogurte natural sem lactose

>> 4 col de sopa de açúcar mascavo

>> 1/2 col de café de sal marinho

>> 1 xíc de farinha de arroz

>> 1 col de sopa (cheia) de fermento em pó químico

(fiz a foto dos ingredientes, no entanto, enquanto fazia a receita em si, acrescentei 1/2 col de café de canela. ficou demais. fica então também com esta opção)

Ana Flavia Barreto pão de liquidificador sem gluten 04

modo de fazer:

Ana Flavia Barreto pão de liquidificador sem gluten 02 ~ em primeiro lugar, aqueça o forno a 185º

~ em seguida, corte o papel manteiga e forre a fôrma

~ depois, processe as sementes de linhaça com a água. você perceberá que algumas sementes ainda ficam inteiras e tudo bem que as sementes não sejam todas processadas. ao mesmo tempo essa mistura já vai tomando consistência de gel (como um ovo)

~ então coloque nessa ordem no copo do liquidificador: o óleo de coco, o iogurte, o preparo de linhaça, o açúcar mascavo, o sal e a farinha de arroz – ficando de fora ainda o fermento – e bata tudo

Ana Flavia Barreto pão de liquidificador sem gluten 05> meu liquid. é beeeem comunzinho, então no começo ele mistura bem e depois preciso ir desligando-o e raspando a massa das laterais para o centro, de maneira que misture melhor

~ quando misturar tudo, acrescente o fermento – e caso o liquidificador já esteja mais pesado para misturar, vale ajudar com o pão duro ou mesmo com uma colher, lembrando-se, claro, de o aparelho estar desligado.

Ana Flavia Barreto vitamix (nesse momento acho que vale registrar meu desejo por um vitamix S2 ;D )

~ agora é só transferir do copo para a fôrma e deixar assar por 50 min.

Ana Flavia Barreto pão de liquidificador sem gluten 06

voilà

Ana Flavia Barreto pão de liquidificador sem gluten 08

::beijos nutritivos e fofinhos<<